Devota do Senhor


om namo bhagavate vasudevaya


Missionária

 

Adi-lila devi dasi

(Adélia Tamires Loyola Cajú)

18 Julho 1951 — 12 Novembro 2005

 

 


A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada
Fundador-Acharya da Sociedade Internacional
para Consciência de Krishna


"He reasons ill who tells that Vaishnavas die

When thou art living still in sound!

The Vaishnavas die to live, and living try

To spread the holy name around!"

 

—Srila Bhaktivinoda Thakura

 

 

Presença Marcante

 

Adélia Tamires Loyola Cajú nasce em Maceió, Alagoas, Brasil, no dia 18 de Julho de 1951, 4:30 am. Filha mais velha entre três irmâs e um imão, nascidos de Sandoval Ferreira Cajú e Waldete de Almeida Loyola Cajú. Em sua adolecência Adélia Cajú frequenta o Colégio São José em Maceió, sempre destacada como inteligente, capaz, e charmosa.

 


Maceió, Alagoas, Brasil. (-9.67, -35.74) 4:30pm
Purva Ashadha Nakshatra


Jovem Adélia Cajú


Santa Teresinha do Menino de Jesus

 

Desde jovem, Adélia (Délinha) se interessava por assuntos espirituais e sua conexão divina com Deus. Sua instantânea afinidade com os ensinamentos puros de Jesus Cristo e o amor de Santa Teresinha do Menino de Jesus leva ela à buscas ainda mais profundas sobre a humanidade, espiritualidade, e o relacionamento eterno com a divindade Suprema. Considerada as vezes 'revolucionária' e 'polêmica' devido a sua verdadeira busca pela verdade, sua juventude foi marcada por lutas internas e externas; porém sempre conquistando a todos com charme, elegância e presença de caráter.

 

JESUS CRISTO: UM MESTRE FIDEDIGNO

 

A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada aqui reconhece O Senhor Jesus Cristo como 'filho de Deus, um representante de Deus ... nosso guru ... nosso mestre espiritual'. Ele também tem o seguinte a dizer para aqueles que atualmente dizem serem seguidores de Jesus Cristo:

 

"O Srimad-Bhagavatam diz que qualquer pregador de boa-fé da consciência de Deus deve ter as qualidades de titiksa (tolerância) e karuna (compaixão). No caráter do Senhor Jesus Cristo encontramos estas duas qualidades. Ele era tão tolerante, que mesmo quando estava sendo crucificado, ele não condenou ninguém. E ele tinha tanta compaixão que orou para que Deus perdoasse as pessoas que estavam tentando matá-lo. Quando Cristo estava sendo crucificado, ele orou: 'Pai, perdoa-lhes. Eles não sabem o que estão fazendo.'"

 


Para onde foi Jesus?

[OBSERVAÇÃO: Certamente eles não poderiam realmente matá-lo. Mas estavam pensando que ele poderia ser morto, e estavam cometendo uma grande ofensa. A alma é eterna, e o corpo é passageiro. No documentário investigativo de Paul Davis, Jesus in India, também se constata que na verdade Jesus não morreu na cruz, mas sim foi retirado da cruz por sua mãe e amigos, curado das feridas, e então voltou pra India, onde já tinha morado desde a idade dos 12 até os 30 anos de idade, e foi lá onde passou o resto de seus dias. Tão interessante é o poder de Deus, que todo o esforço feito para terminar com Jesus Cristo somente resultou em seus ensinamentos continuarem vivendo e influenciando o mundo por mais de 2.000 anos.]

 

Srila Prabhupada continua...

 

"Cristo pode aceitar os sofrimentos pelos pecados anteriores de seus devotos. Mas primeiro eles têm que ser sãos: 'Por que eu deveria fazer Jesus Cristo sofrer pelos meus pecados? Deixe eu mesmo parar com minhas atividades pecaminosas.'

 

Suponha que um homem — o filho favorito de seu pai —, comete um assassinato. E suponha que ele pensa, 'Se houver qualquer punição, meu pai pode sofrer por mim.' Será que a lei permite isso? E quando o assassino é preso ele diz: 'Não, não! Você pode me libertar e prender o meu pai, eu sou o filho favorito dele'; será que a polícia irá concordar com o pedido de tal tolo? Ele cometeu o assassinato, mas ele acha que seu pai deve sofrer a punição! Isso é uma proposta cabível? 'Não! Você cometeu o assassinato, por isso deve pagar por isso.' Da mesma forma, quando você comete atividades pecaminosas, você tem de sofrer — e não Jesus Cristo. Esta é a lei de Deus.

 


Jesus Cristo

Jesus Cristo foi uma grande personalidade — o filho de Deus, o representante de Deus. Ele não tinha erro em nada. Ainda assim, ele foi crucificado. Ele queria entregar consciência de Deus as pessoas, mas em troca eles o crucificaram — tão ingratos foram. Eles não podiam apreciar a sua mensagem. Mas nós apreciamos ele e lhe damos toda a honra como um representante fidedigno de Deus.

 

Certamente que a mensagem que Cristo pregava era apenas de acordo com seu tempo particular, local e país, e era adequado para um determinado grupo de pessoas. Mas certamente ele é o representante de Deus. Portanto nós adoramos o Senhor Jesus Cristo e oferecemos nossas reverências à ele.

 

Certa vez, em Melbourne, um grupo de ministros cristãos veio me visitar. Eles perguntaram: 'Qual é a sua idéia sobre Jesus Cristo?' Eu lhes disse: 'Ele é o nosso Guru. Ele está pregando consciência de Deus, então ele é nosso mestre espiritual.' Os ministros apreciaram muito isso.

 

Na verdade, qualquer pessoa que está pregando as glórias de Deus deve ser aceita como Guru. Jesus Cristo foi uma dessas grandes personalidades. Não devemos pensar nele como um ser humano comum. As escrituras Védicas dizem que qualquer um que considere o mestre espiritual como um homem comum tem uma mentalidade infernal. Se Jesus Cristo fosse um homem comum, então ele não poderia ter entregue consciência de Deus com fez."

 

—Srila Prabhupada, Ciência da Auto Realização, Livro

 

Na sua busca constante e profunda, em 1976, Adélia finalmente rende seu coração e intelecto aos ensinamentos de Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, mestre espiritual acharya fidedigno da Índia da estrita sucessão discipular Gaudiya Vaishnava, e em 1978 entra na Sociedade Internacional para Consciência de Krishna fundada por Prabhupada, também conhecida como Movimento Hare Krishna. Adélia Cajú entra na sociedade como membro integral, e em Abril de 1979 recebe seu nome espiritual: Adi-lila devi dasi.

 


Devotos


Canto Congregacional do Santo Nome


Devotas

 

SOCIEDADE INTERNACIONAL PARA CONSCIÊNCIA DE KRISHNA

 

"Até mesmo aqueles que estão constantemente envolvidos em atos pecaminosos são corrigíveis para o padrão de seres humanos perfeitos, se eles tomam refúgio nos devotos do Senhor. Jesus Cristo e Maomé, dois poderosos devotos do Senhor, têm feito enorme serviço em nome do Senhor sobre a superfície do planeta. Em vez de administrar uma civilização sem Deus em que a atual situação mundial se encontra, se a liderança dos afazeres mundiais é confiada aos devotos do Senhor, a razão pela qual uma organização mundial com o nome e o estilo da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna é criada, então pela graça do Senhor Todo-Poderoso, pode-se haver uma mudança completa de coração nos seres humanos em todo o mundo, porque os devotos do Senhor são autoridades capazes de efetuar tal mudança, purificando as mentes cheias de poeira das pessoas em geral.

 



Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare
Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare

Os políticos do mundo poderiam permanecer nos seus respectivos cargos, porque os devotos puros do Senhor não estão interessados em liderança política ou implicações diplomáticas. Os devotos estão interessados apenas em ver que as pessoas em geral não sejam enganadas por propaganda política, e em ver que a valiosa vida de um ser humano não seja estragada por seguir um tipo de civilização que no final é condenada. Se os políticos, portanto, são guiados pelo bom conselho dos devotos, então certamente haveria uma grande mudança na situação mundial através da mensagem purificatória dos devotos, como demonstrado pelo Senhor Caitanya. O Senhor Caitanya recomenda que simplesmente glorificando o Santo Nome do Senhor, uma tremenda mudança de coração pode aconteçer, e quaisquer mal-entendimentos entre as nações humanas criadas por políticos são imediatamente extintos. E após a extinção do fogo do mal-entendimento, outros lucros virão."

 

—Srila Prabhupada, Srimad-Bhagavatam 2.4.18, Significado

 


Srila Vyasadeva


Srila Prabhupada


Sankirtan

 

SANATANA DHARMA: A RELIGIÃO ETERNA

 

"Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Esta é a lei." —Jesus Cristo

 

Amor a Deus é a Religião Eterna, ensinada por todos os mestres verdadeiros e as escrituras reveladas de linhas religiosas. Conhecer Deus e Amar a Ele deve ser o objetivo supremo de qualquer prática religiosa, e quando tal amor cresce dentro de nós isso nos traz permanente satisfação. Como desenvolvemos esse amor por Deus as vezes pode variar de cultura para cultura, mas a essência é a mesma.

 

Seguindo os ensinamentos e o exemplo de mestres fidedígnos e evitando os farsantes, podemos então desenvolver tal amor mais rapidamente. Seguimos os passos de tal Mestre, Acharya, porque ele pessoalmente conheçe tal experiência sublime de Amar a Deus, e por sua misericórida ele tenta nos passar tal conhecimento para que possamos fazer o mesmo.

 


Amor a Deus: A Religião Eterna

Tal processo de avanço espiritual pode ser feito de maneira simples ou por métodos mais complexos, de acordo com nossa propensão inicial. A rendição ao Senhor pode ser imediata, mas se isso não é o suficiente para seu intelecto tão curioso ou duvidoso, a literatura Védica contém todas as explicações filosóficas, lógicas e finais para você poder compreender com toda convicção que:  Amor a Deus é realmente a resposta final, e que esse amor é também algo que até mesmo uma criança, ignorante de conhecimentos filosóficos e intelectuais, pode desenvolver dentro de si.

 

O cantar dos Santos Nomes do Senhor é especialmente recomendado para esta era de hipocrisia e desavenças, Kali-yuga, e é sem dúvida o antidoto perfeito para todos os males. Para se ter essa experiência sublime com o efeito desejado, o Santo Nome deve ser cantado com pleno amor ao Senhor e sem nenhuma ofensa.

 

Ó Senhor todo bondoso,

Criador tão meticuloso;

Por favor nos mostre Sua cor,

Eu quero apenas Seu amor.

 

—Krishna Kirtan

 

Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare

Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare

 

 

Uma Missionária

 

Durante seus 27 anos dentro da ISKCON Adi-lila devi dasi rendeu serviço de várias maneiras, sempre muito habilidosa em variadas circunstâncias e tipos de engajamento. Adi-lila serviu principalmente na capacidade de professora, comunicadora, pregadora, e também com o cuidado direto com as Deidades da comunidade rural Nova Gokula, em Pindamonhangaba, São Paulo. Por alguns anos também cuidou do famoso programa Amigos de Krishna, comunicando com a população em geral via cartas e divulgação.

 

Ela tem sido descrita dessa maneira:

 


Amiga Educadora

"Uma grande devota, uma grande mulher. Força, caráter, bondade e determinação eram algumas das características marcantes em sua personalidade."

 

"Uma de suas principais preocupações era a educação em todos os níveis. Como primeira professora da escola de crianças Gurukula no Brasil, teve importante papel na criação do primeiro Gurukula no Brasil, e contribuiu com sua organização e desenvolvia material didático para as crianças."

 

"Conhecia o verdadeiro significado de 'Vida Simples e Pensamento Elevado'."

 

Como missionária Adi-lila devi dasi viajou pelo Brasil, principalmente por cidades do interior no Sul e Sudeste, e adorava o que fazia. Ela tinha a capacidade de entrar em uma cidade e em poucos dias chegar a conhecer, se encontrar e conversar, e vender livros para todos os interessados em espiritualidade na localidade em residências e negócios. Pregação direta em residências e negócios era a sua especialidade. Era realmente impressionante sua arte natural de conectar com as pessoas de uma maneira carinhosa, humorosa e verdadeira. As vezes eu acampanhava ela em suas viagens e lembro bem quando ela chegava a dizer "Se você quiser, você pode fazer uma doação do tamanho do seu coração." E ganhava o coração de muitos de uma maneira ou de outra.

 


Força Espiritual


Krishna Kirtan, filho


Índia, 1990

 

Em 1990 ela faz sua primeira viagem para Índia, onde passa alguns meses. Ela visita a Índia novamente em 1992. Ela amou a Índia! Também chegou a brevemente visitar em algumas ocasiões Argentina, Bolívia, Itália, e Estados Unidos.

 

Dentro da sociedade de devotos Adi-lila conquistou muitos corações e a admiração de vários. Como descrito em Memórias, ela teve um grande e verdadeiro impacto na vida de muitos. Amigos sentem imensamente a sua falta, como se ela tivesse deixado este mundo cedo demais. Todavia o destino certamente tem suas próprias regras e acrobacias, e como ela mesmo indica em seus escritos finais apresentados aqui, tudo é sempre estritamente, continuamente, e perfeitamente regido pelo pleno desejo e arranjo do Senhor Supremo.

 

Continue: 'Com a Vida de Novo'

 

 

compartilhar

 

                             

 

comentários