Nova Gokula Dhama

 

Hare Krishna

por Sandoval Cajú

à Adi-lila devi dasi (Adélia Cajú)

 

Bendita legião de abnegados

Da doutrina de Krishna pregadores,

A consolar a dor dos desconsolados,

Estimulando a fé nos sofredores,

 

Em todas as nações, todos os Estados,

Da verdade divina seguidores;

Pelas cidades, vilas, povoados,

São das comunidades servidores:

 

Nova Gokula, em Pindamonhangaba,

—como os tupis— ali têm uma taba

Onde lutam com amor e devoção

 

Ao Deus maior — o Deus Universal

Que tudo vê. E rege, triunfal,

Os destinos daquela legião!...

 

—Sonhos e Pesadelos (1986), Livro



Nova Gokula Dhama
Pindamonhangaba, São Paulo, Brasil





Departamento de Educação e Proteção Ambiental

 

 

Vida Simples, Pensamento Elevado

 

por Krishna Kirtan

 

O que temos hoje que chamamos de 'Cidades' é um pouco complicado você não acha? Esta é geralmente a qualidade de vida nas cidades: tensão alta, água suja, ar impuro, doença, sujeira, falta de espaço, entre outras infinidades de problemas. E o que você chama de "Trabalho" eu poderia chamar de Escravidão. E muitas vezes a gente só encontra paz quando temos tempo de visitar o parque, que espero ser um bem verde.

 


Cultura Védica faz sentido

Alguém talvez pergunte: e quanto a Superpopulação & Sustentabilidade? Considere que toda a população do planeta poderia facilmente caber dentro do estado da Bahia por exemplo, e com amplo espaço de terra para todos. Portanto não há problema de superpopulação. E mesmo se acharmos que 7 bilhões de pessoas ainda é muita gente, quão inteligente isso seria: simplesmente espremer todos em cidades compactas, tornando nossa vida ainda mais miserável — enquanto que já existe e sempre existiu uma abundância de terras enorme disponíveis para todos, e ao mesmo tempo, formas verdadeiramente sustentáveis de se viver!

 

As cidades são as mais insustentáveis. Observe os resultados. Se fosse um arranjo sustentável não teríamos tantos problemas. E mais ainda, o próprio indivíduo não é sustentável, porque ele depende de Dinheiro de Papel e tantas outras coisas para sobreviver em uma cidade. Isso é sustentabilidade? Ou até mesmo liberdade? Você já reparou que você está pagando por tudo e que você mal ganha o suficiente para sobreviver, e muitas vezes menos que o suficiente? Que tipo de qualidade de vida é essa? Fazer com que todos lutem uns contra os outros por esse Dinheiro (capitalismo) é apenas mais uma forma de controle. E, em última análise, qual é o valor real deste dinheiro, além do tempo que você gastou para obtê-lo e em seguida gastá-lo? A quem pertence 'sua' moradia e onde está o suficiente para comer bem, você e toda sua família?

 

"Se você puder manter uma comunidade perfeita de vida simples, pensamento elevado, isso é o suficiente. Não insistimos, mas naturalmente eles vão ver que isso é conveniente. Afinal, eles são seres humanos. Eles estão aprendendo." Srila Prabhupada, Conversa, 24 Junho 1976

 


Festival com 1.392 preparações vegetarianas

O problema central é que temos nos tornado tão dependentes de soluções sintéticas feita pelo homem que esquecemos sobre a vastidão da criação do Senhor, e como Deus está providenciando tão gentilmente para todos: aos elefantes, pássaros, baleias, serpentes, crocodilos, e às formigas. E porque não ao ser humano também? Infelizmente, o assim chamado Homem Moderno sabe como mal usar tudo que foi dado à ele, e ainda se atreve a dizer que não há o suficiente para todos. Existe mais que o suficiente, muito mais do que o suficiente de tudo o que é bom nesta Terra — para todos! Nós apenas estamos indo pelo caminho errado, começando com a mentalidade defeituosa de escassez e de acumulação desnecessária.

 

Ser verdadeiramente sustentável é ser livre para poder viver em comunidades rurais cultivar a terra e com dignidade obter o que se precisa dela — tornando-se AUTO-sustentável e estar satisfeito com o que precisamos para sobreviver, e assim viver uma vida feliz e saudável, em um ambiente bonito, agradável, e rico: por dentro e por fora.

 

Se você realmente gosta de vida sustentável e saudável, um ótimo primeiro passo é se tornar um vegetariano. De qualquer ângulo de visão e estudo, matar os animais para comida por exemplo, é a prática mais cruel e ecológicamente insustentável que existe; sem exageiro. Pelo menos faça sua pesquisa. Este assunto por si só mostra a hipocrisia do assim chamado "Movimento de Sustentabilidade" propagado pela enganosa mídia. Essa mudança de visão, mentalidade, e nossa ação prática em relação ao nosso viver —enquanto vivos— é um fato de grande importância para uma vida espiritual ou material de verdadeira Ordem e Progresso.

 

Vida Simples, Pensamento Elevado.

 

Maceió, Alagoas

13 de Março 2012

 

Continue: Nova Chitrakuta

 

 

compartilhar

 

                             

 

comentários